Quem de nós já não se viu apreensiva por causa das decisões de seu marido? E por quantas vezes não tentamos obstinadamente mudá-los? E o mais triste, quantas vezes ficamos contrariadas e tensas diante isso?

Quantas vezes consciente e inconscientemente tentamos mudar algum comportamento ou atitude do nosso companheiro para que ele se encaixe em nossa medida?

Eu, um monte! Tantas vezes…

Mas depois de ter que lidar com todo tipo de emoção, ter longas DRs com meu marido, passar por muito desgaste e choro, num surto de juízo percebi que – o meu propósito como esposa não é batalhar para que meu marido atenda minhas expectativas e exigências e sim auxiliá-lo a cumprir o propósito de Deus na vida dele.

(Só gostaria de chamar atenção para o fato de que falta de caráter, abuso e violência não se compara a uma atitude que julgamos ruim, uma coisa é diferente da outra).

Quero compartilhar contigo sobre o sentimento de insatisfação que brotou em meu coração depois de passar anos vivendo as mesmas coisas sem nenhum efeito e como a oração me ajudou a mudar o rumo das coisas na minha casa.

 

A minha motivação

Meu casamento chegou em uma fase “acho” que madura, já vencemos tantas crises que nem tenho como contar, mas uma coisa começou a me perturbar muito nos últimos meses, o fato do aborrecimento estar tomando conta do meu coração em relação ao jeito que meu marido fazia as coisas.

Como num piscar de olhos as diferenças entre mim e meu esposo começaram a me incomodar em número, gênero e grau, eu sei que você pode me entender…

Quando ele tinha uma atitude que não combinava com o que eu gostaria que fizesse, um negócio acendia dentro de mim, ás vezes me deixava irada, às vezes ficava magoada e outras vezes sentia desmotivada.

Chegamos a um ponto que se ele fosse ele, já causava tumulto.

Mas como a Palavra de Deus me incentiva a ser sábia – mesmo que eu não queria – guardei esse sentimento de desgosto pra mim, mas guardei por amor a Jesus, porque pela minha vontade eu queria mesmo era tacar fogo no parquinho (ou seja, ir embora e não olhar para trás). 

Felizmente dentro de mim rege uma convicção de que quando uma situação ruim acontece por mais que as coisas estejam complicadas, em Deus sempre haverá uma saída para quaisquer uma das minhas dores.

Abrindo um parênteses: “(já percebeu como Deus deu para a mulher um dom incrível de suportar dores?)” 

Num desses dias ruins precisei entregar a Jesus meu desgosto com as atitudes e comportamento do meu esposo em meu casamento, em troca da Sua promessa de que, não importa o que eu sentisse, Ele transformaria minha realidade se eu tivesse fé, como a mulher cananeia, conhece?

 

Obedecer sempre é a melhor saída

Existe uma bênção extraordinária escondida na obediência e no descanso de Deus

No dia em que fui capaz de dizer ao Senhor:

eu não posso mais suportar essa situação, todos os dias é uma discussão diferente, por mais que eu seja clara com ele, de como fazer as coisas para a gente acertar em nossa vida, parece que ele faz para pirraçar ou ele simplesmente não entende. Senhor será que eu falo uma língua esquisita, porque ele olha para mim e me dá as costas como resposta. Meu Pai, por favor, mostra pra ele, o quanto me magoa quando insiste em se comportar assim”, por favor, Senhor!

Foi quando após passar algumas horas trancada no quarto, senti Deus falando comigo através da sua Palavra:

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Colossenses 3:13

Minha ficha caiu. O problema não era o comportamento do meu marido que estava me fazendo sofrer, era o meu comportamento e como eu estava lidando com esses conflitos.

Meu esposo é uma criação de Deus e eu sei que Ele faz a cada um para atender ao Seu propósito. 

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10 

Por meio disso, Deus me fez entender, que eu precisava dar o direito a meu marido de ser DIFERENTE de mim. E isso ocorria por um motivo, aliás, foi por ele ser “diferente” de mim que me casei com ele.

A realidade

Quando meus olhos foram destapados, pude enxergar que gerar o sentimento de desagrado em mim era uma estratégia do inimigo para acabar com o meu casamento. 

Nesse momento lembrei de Mical. Lembra que ela por achar que Davi não estava se comportando direito, “o desprezou em seu coração”? Você pode ler esse texto em 2Samuel 6 em diante.

E lembra também qual foi a consequência por ela se comportar assim? 

A esposa do rei Davi se atreveu a julgar um servo de Deus, ousou desprezar a atitude do marido em dançar e saltar diante do Senhor e por esta razão, ela ficou estéril até o dia da sua morte, ela não teve filhos.

Quando a insatisfação entra em nosso coração a primeira coisa que queremos fazer é moldar as pessoas próximas segundo a nossa vontade.

Quando o aborrecimento entra na gente, agimos de maneira impulsiva e perdemos a noção dos perigos que nos rondam.

Tive o entendimento de que estava atraindo a esterilidade para minha vida, porque acreditava que estava em posição de julgar e criticar meu marido pelas coisas que ele fazia diferente de mim.

Ele não estava transgredindo os princípios do Senhor, ele estava fazendo as coisas a maneira dele.

Isso me fez reconhecer como estava sendo pretensiosa, arrogante e imprudente. Penso que se Jesus tivesse voltado naquela época, eu teria descido.

Quantas vezes a gente se inclina a acreditar o quanto somos melhores do que os outros? Principalmente, melhores que nossos cônjuges. Por causa das virtudes que Deus incluiu em nós. 

E essas habilidades são para ser usadas em favor da missão dos nossos esposos e não para nosso próprio bem.

Nossas ações produzem efeitos

Não sei se está entendendo minha experiência pessoal, mas estou me abrindo para te contar para que você não passe pelo que passei e aprenda comigo, como aprendi com a história de Mical.

Mical ficou estéril porque ficou insatisfeita e criticou Davi.

Aqui pude perceber que por causa desse meu comportamento ruim em relação a meu esposo, havia áreas que estavam ficando estéreis em minha vida. 

Quando tudo isso começou a acontecer, a primeira coisa que percebi foi o quanto meu rendimento caiu, o quanto eu vivia cansada e pouca coisa já consumia minhas energias.

Percebi que pouco a pouco, minha vida estava se esvaindo entre minhas mãos e eu não sabia porque.

Agora entendo a razão desta guerra – estava com meus olhos mais voltados para meu marido do que para o Senhor.

Se Mical estivesse com os olhos e coração em Deus, talvez conseguisse compreender porque Davi tinha tido aquele comportamento. Era um sinal de adoração dele, porque ele era diferente dela.

Fiquei impressionada como a gente tende a se enganar fácil. 

Cheguei a conclusão que eu não tenho que mudar meu esposo, apenas preciso auxiliá-lo para que Deus realize nele a Sua boa obra.

O que eu fiz depois disso?

Voltei meus olhos para Jesus. Me arrependi de ter pecado contra o Senhor, contra meu esposo e contra minhas filhas (sim, elas também sofrerão, para que eu pudesse aprender).

A partir desse episódio da minha história compreendi que não posso mais querer vencer batalhas que não são minhas e sim do Senhor. 

Aprendi a buscar as mudanças que Deus tem para meu marido na força da oração e não pelo meu esforço.

Eu entrego ao Senhor e descanso que o melhor para nós dois vai se realizar.

Como Deus curou minha insatisfação?

Me levando a ser intercessora do meu esposo. Ao invés de ficar aflita e ansiosa, eu entrego tudo em oração e confio.

Meu amado nasceu para agradar a Deus e não a mim e por essa razão meu foco mudou.

A insatisfação foi o mesmo sentimento gerado no coração de Eva pela serpente. Eva não ficou satisfeita com todas as frutas do jardim e por isso, foi expulsa do melhor lugar para se estar na terra.

Bom, eu não quero seguir esse exemplo. Mas consigo compreender porque Eva fez o que fez.

8 motivos de porque orar pelo seu marido é importante?

  1. Porque na intercessão, você encontra alívio e paz para suas preocupações.
  2. Porque na oração, Deus lhe concede a liberdade de caminhar acima das suas angústias.
  3. Porque orando por ele é possível encontrar descanso para você.
  4. Porque você vai ser levada a compreender que apesar, de estar certa, nem sempre as coisas vão sair como você quer.
  5. Porque Deus atende orações que favorecem ao coletivo e não ao individual.
  6. Para que você não experimente a esterilidade.
  7. Para que você não enfraqueça fazendo o que não é trabalho seu.
  8. Para que você reconheça Deus pelo que Ele é e pode fazer.

Então… espero que depois de me ler até aqui, não vá mais reclamar com o Senhor sobre os erros do seu marido e sim ore para:

  • que ele tenha forças para alcançar seu potencial em Deus;
  • que ele tenha um coração temente ao Senhor;
  • que ele seja um homem pleno e realizado;
  • que dê a importância certa para seu casamento;
  • que seja o pai que seus filhos precisam e por aí vai.

 

O que você ganha com isso? 

Um relacionamento equilibrado! Como são uma só carne, se ele for feliz o bastante, o que acha que vai acontecer com você? 

Só não seja inocente de pensar que quando começar a orar, tudo vai se transformar em um mar de rosas imediatamente, na verdade, pode ser que as coisas piorem um pouquinho mais.

No entanto, seja perseverante, a consistência é o caminho para o céu.

Seja disciplinada.

Está em nossas mãos gerar o esposo que Deus tem para nós. Acredite você é fértil.

Fique bem!

Seja bárbara!